Notícias

 Home / Notícias

Otimismo volta aos poucos entre os comerciantes brasileiros, revela pesquisa

Aos poucos, os indicadores econômicos tendem à positividade. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 0,3 ponto em dezembro, ao passar de 97,8 para 98,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,3 ponto, recuperando a queda de novembro.
Em dezembro, a confiança subiu em três dos seis segmentos pesquisados. A melhora do indicador foi influenciada pelo Índice de Situação Atual (ISA-COM), que subiu 0,9 ponto, de 94,9 para 95,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2018 (97,1). Foi este índice, que determinou a volta do aumento da confiança, uma vez que se elevou em 6,1 pontos no segundo semestre, mostrando uma recuperação no ritmo de vendas do setor devido a influência da liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4 ponto em dezembro, saindo de 100,9 para 100,5 pontos. Apesar da terceira queda seguida, o IE-COM se mantém acima do nível considerado neutro (100 pontos) desde julho de 2019, embora tenha tenham recuado no 4º trimestre indicando continuidade da recuperação ainda em ritmo gradual.


Entre em Contato Conosco

Saiba mais como ser um associado a Rede GMinas, tenha mais informações sobre nosso sistema associativista e como isso pode ser vantajoso para sua empresa e seus clientes.


Entre em Contato